Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

20 DE AGOSTO - NADA DE NOVO "DE NOVO"

A sessão da Câmara desse dia 20 de agosto transcorreu na "maior normalidade" possível. Nem um debate político, nenhuma grande revelação, nenhum sinal de fumaça que indique que algo será feito para reverter a situação de caos que se encontra o nosso município. A base governista liderada por Odilom já ensaiou um novo discurso para justificar a paralisia do governo. O vereador falou que isso é normal pois todos os governos anteriores só foram fazer alguma coisa depois de 1 ano ou 1 ano e meio. Você acredita que algum vereador possa ter a coragem de usar essa desculpa? Pode acreditar. É verdade "verdadeira". Eu estava lá e vi e ouvi.

Cada semana se percebe o esvaziamento do auditório da Câmara. As sessões estão afastando cada vez mais a população. Para se ter ideia, a parte mais importante está sendo o pequeno expediente. O pequeno expediente é o momento em que os vereadores apresentam seus requerimentos ou indicações ao Prefeito. Para você ter uma ideia, nessa sessão foram apresentados 05 requerimentos e 09 indicações. Cada vereador autor do requerimento ou da indicação lê o documento, faz a justificativa e em seguida quase todos os vereadores usam a palavra para "parabenizar o autor pela "grande iniciativa". Fica aquela coisa repetitiva, artificial e enfadonha. Para você ter ideia, isso levou 2 horas e 24 minutos da sessão. Qual o resultado prático de tudo isso? Os requerimentos e indicações são encaminhados ao Prefeito. O Chefe de Gabinete manda para as secretarias envolvidas e essas são orientadas pelo Célio Costa a entulhar no fundo de um armário e esquecer. De vez em quando um ou outro é discutido com vereador e fica a promessa de um dia ser executado.

Outra manobra dos requerimentos é a seguinte: o secretário de obras avisa a base governista que determinada obra ou serviço vai ser realizada em tal bairro. Aí os vereadores enchem a Câmara com requerimentos pedindo aquela obra. É como se alguém avisasse os números da mega-sena e todos jogassem naquele numero. Entendeu?

No grande expediente que deveria ser o grande momento da casa, até que tivemos uns discursos interessantes. Vejamos a posição de alguns:


  • O vereador Euzébio continua sendo a vergonha do PT. Nunca fala nada, nunca se posiciona. Levou o maior golpe do prefeito e até hoje não viu nada do que lhe foi prometido. A única coisa que recebeu de fato foi o emprego do seu tutor Wanterlor Bandeira. Mesmo assim, há boatos de que o mesmo seria demitido por esses dias. É que Euzébio mentiu deliberadamente para Valmir. Vendeu a ideia de que ele era a grande liderança que tinha influência no PT. Bastaria ele estar com o Valmir que todos lhe seguiriam. Sete meses se passaram e nada do PT embarcar na barca furada. O prefeito como não é tão bobo assim, descobriu que caiu num blefe e não deu nadica de nada. Por duas vezes prometeu o Gabinete para ele, e por duas vezes voltou atrás. Fontes informam que ele agora estaria tentando a SEMURB. 
  • O Vereador Bruno fez um discurso bem interessante. Bateu forte no governo e apresentou as mazelas do município. Mostrou números que indicam gastos exorbitantes do executivo sem justificativa e sem licitação. Para onde está indo esse dinheiro já que a cidade está parada? Algumas pessoas comentam que o Bruno anda indeciso, mas não foi isso que vi ontem. Entendo que para ele deve ser difícil manter-se na oposição quando os dois vereadores do seu partido estão desde o início com o Valmir.
  • A Vereadora Eliene também cobrou atitude do governo. Falou que na educação, saúde, assistência social e outros setores está tudo parado e a cidade já estaria sentindo. Relatou que visitou uma escola e não acreditou quando viu os professores usando mimeógrafo. "Isso é um retrocesso, pois antes as escolas tinham impressora, toner, e agora estão voltando para o mimeógrafo". Criticou também a situação de caos que transformou a cidade com a greve da Clean. O lixo estaria tomando conta da cidade mais rica do Pará enquanto a prefeitura mantém um contrato milionário com a Clean.
  • O Vereador Zé Arenes se destacou nessa sessão. Em um discurso muito seguro e contundente destacou os avanços nesses dez anos de governo do Partido dos Trabalhadores. Destacou que mesmo com os ataques da burguesia o partido continua firme e que a Dilma vai se reeleger ainda no primeiro turno como mostram as pesquisas.
  • O Vereador Miquinha também foi bem no seu discurso. Entre outras coisas, cobrou dos colegas uma atitude contra o Secretário de Cultura que, segundo ele é o pior secretário do governo. Denunciou os shows superfaturados e a paralisia que se encontra a cultura da cidade. Além disso, os artistas não estariam recebendo pelos serviços prestados. Miquinha reclamou de um Blog que teria dito que na Câmara só tem um vereador e meio. Que falta de respeito com a Câmara. Será qual foi o Blog que publicou uma sandice dessa? Pelo que sabemos, na Câmara tem -bem ou mal -15 vereadores. 
  • O vereador Charles no seu discurso homenageou os maçons e citou alguns nomes de personalidades importantes no cenário nacional que contribuíram com o pais e que são maçons. Destacou aqui em Parauapebas o Zacarias, funcionário da Câmara.
Ninguém falou na mudança da organização das cadeiras dos vereadores que continuam de costas para o povo. "Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes".

6 comentários:

  1. Bem que eu gostaria de assistir as seções da Câmara; mas fico pensando: prá quê?, só prá fazer número? E depois, como diz a canção: "eu sou o povo, eu sou um Zé ninguém..." Ouvir vereador falar besteira... quem agüenta?

    ResponderExcluir
  2. Realmente! triste ver 15 vereadores lendo requerimentos e indicações que em nada contribui para melhor o caos em que se encontra a cidade! Chega dá sono!
    Não adiante reclamar todos estão fazendo o joguinho para abocanhar o seu filão junto ao velhote!

    ResponderExcluir
  3. Você esqueceu de falar no puxão de orelhas que o Miquinhas deu na vereadora Luzinete. Essa se elegeu usando a estrutura do governo, prometeu lotes para todo mundo, bajulava o Darci e agora na maior cara de pau fala mal dele. Cara de pau tem limite. Se manca vereadora. Eu fui uma vítima que foi enganado por essa senhora.(SEM-TETO INDIGNADO)

    ResponderExcluir
  4. Realmente o Euzebio é uma vergonha. Mas vergonhosa é a atitude do PT que não faz nada. No começo falaram até em expulsão mas bastou o Euzebio ameaçar abrir o bico e a conversa mudou. O que ele sabe deve ser muito grave pois ninguém toca mais no assunto

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. a vereadora Eliene pela posição firme que vem demonstrando na câmara. Esta dando um exemplo de coerência e compromisso. É a força da mulher

    ResponderExcluir
  6. Meu caro anônimo das 17:48:00, concordo plenamente com você quando diz que "vergonhosa é a atitude do PT". Mas ao mesmo tempo eu fico pensando: o PT é aquele grupinho da direção? Ou seriam todos os filiados? Olha, se eu fosse filiado eu já estaria organizando um grupo de PTistas indignados com o "PT" que não toma atitude e, pode ter certeza: o bico ia pegar. Abraço, continue com suas indignações, quem sabe um dia o PT tome vergonha e a transforme em atitude - de verdade.

    ResponderExcluir