Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

2013 ESTÁ PERDIDO PARA PARAUAPEBAS?

A NOIVA INDECISA

Beco sem saída

O que você pensaria de uma noiva que em menos de oito meses trocou de noivo oito vezes? Você ainda teria coragem de se casar com ela? Complicado não? No mínimo você iria achar que ela é confusa e não tem discernimento para fazer escolhas. No mínimo, para não dizer coisa pior. Ou você seria capaz de pensar que ela é muito criteriosa, exigente a ponto de chutar o noivo no primeiro vacilo?

É mais ou menos assim que se encontra a administração Valmir Mariano. Em menos de oito meses já trocou metade do seu staff (secretários, coordenadores, interinos) e ainda tem mais umas cabeças para rolarem. O mais grave é que as trocas sempre são litigiosas com seguranças constrangendo de forma violenta e humilhante quem sai e o demitido revoltado e prometendo vingança. Onde isso vai parar? No mínimo gera instabilidade no governo e retarda o processo de "mudança" que ele tanto promete.

Muita gente me questiona porque eu não tenho pegado pesado com Valmir nas minhas críticas. Respondo que ainda é muito cedo e que o prefeito merece um crédito para o bem do nosso município. Um homem que foi eleito com a votação expressiva como ele foi, tem que ser respeitado. Nós que trabalhamos aqui temos que acreditar que o melhor está por vir. Afinal, se esse barco afundar todos nós vamos para o "brejo". Não é porque participei de outro governo e fiz campanha para outro candidato que vou torcer para tudo dar errado. Essa é uma tese irracional e suicida. Agora resta saber até quando vai a minha, a sua, a nossa paciência diante de tantas trapalhadas inacreditáveis.

Logo no início da gestão o prefeito Valmir ao escolher seu secretariado e principais assessores já deu sinal que não era muito bom de gestão pública. O resultado não poderia ser outro: um verdadeiro troca-troca no estilo... (deixa pra lá). Trouxe muita gente de fora e empoleirou na administração que mais parece uma arca de alienígenas. Nada contra trazer um ou outro técnico com boas referências de fora para turbinar a administração, mas nesse caso foi um exagero. O exemplo mais emblemático é o Célio Costa que até hoje não conhece Parauapebas. Continua com super-poderes no estilo arrogante-prepotente, mesmo tendo demonstrado na prática que é um total incapacitado. Seu único ponto forte é fazer intrigas e minar as demais secretarias. E ainda tem desavisados achando que Célio perdeu poder devido a um Decreto do prefeito devolvendo as atribuições que eram da SEFAZ. Não se iludam, aquilo foi arranjo burocrático. O homem continua mandando e desmandando até o próximo ataque de lucidez do prefeito.

Até aqui assistimos a um festival de trapalhadas. É carnalama, é Roberta Miranda abortada no escuro, é conflito com sem-tetos, é chantagem de vereador governista, gasto sem licitação, shows superfaturados, é paralisia total. Para completar o inferno astral do prefeito, nossa cidade está mergulhada em lixo devido a uma greve dos trabalhadores da Clean. A prefeitura não teve moral nem para dar uma satisfação a população. Algo de muito podre no ar!

E os vereadores? Como se comportam diante desse caos? Eles não são nossos representantes? Ou vivem um eterno conto de fadas? Parece que se trata mesmo de um conto de fadas, pois nas ruas o que se ouve falar é que o governo vai mal. Dentro da Câmara o discurso é outro. Se chegar um estranho numa terça feira e assistir a uma sessão vai sair com a impressão que temos o melhor governo de todos os tempos e que a cidade respira paz e prosperidade. Muitos perguntam: diante de tantas atrocidades por que nenhum vereador propôs uma CPI? A resposta está na matemática. Quando se elegeu Valmir só tinha 4 (quatro) dos 15 (quinze) vereadores na sua base governista e hoje tem pelo menos 10 e um ou outro indeciso. Apenas uns quatro estão na oposição. Na conta do próprio Bruno, só 1,5 (um vereador e meio) continua na oposição. Entendeu a lógica matemática?

Mesmo torcendo para que a coisa dê certo, mesmo querendo ficar calado por reconhecer que a gestão pública é complicada, chega um momento que o limite acaba. Depois do que aconteceu na sexta feira passada quando o prefeito demitiu sua Comissão de licitação, uma luz vermelha se acendeu. Se os vereadores governistas falavam que a cidade estava sem obras devido problemas da licitação mas que agora no segundo semestre a "coisa anda", se a equipe que estava lá não conseguiu fazer nada em 07 meses, essa equipe que entrou vai operar milagres? Impossível. Até que essa equipe pegue o jeito (até porque são todos inexperientes) isso vai mais 06 meses. Aí fico meio desconfiado que o ano 2013 está perdido. Agora vamos correr atrás do prejuízo. Nas redes sociais já se fala em uma grande manifestação para o dia 7 de setembro. Parado é que não podemos ficar. Como dizia Raul Seixas: é preciso você pensar, é preciso você pensar. Talvez alguma coisa muito nova possa lhe acontecer".

6 comentários:

  1. No governo Darci começou TRABALHAR COM UM ANO E MEIO, DEPOIS QUE MARCELO CATALAO FEZ A FESTA NOS COFRES PUBLICOS OU VC NAO LEMBRA DISSO EMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir
  2. Esses vereadores são todos uns vendidos. O jeito é o povo ir pra rua e expulsar todos junto com o prefeito já que na cidade não existe nem ministério publico.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkk. Noiva indecisa é boa. Está mais para kenga confusa. Nunca vi tanta bagunça e incompetência. E o pior é que cada secretario quer roubar o mais rápido possível com medo de ser demitido

    ResponderExcluir
  4. E os vereadores do PT o que estão fazendo? Só os cegos não vê que esse governo velho está acabado. Está esvaziando os cofres dando dinheiro para vereadores e a cidade fica a míngua. Vamos organizar um grande protesto dia 7 de setembro e botar aquele palanque abaixo. quero ver se esses patifes aparecem por lá.

    ResponderExcluir
  5. Eu apoio a manifestação no dia 07. Do jeito que tá é que não pode ficar. Vamos prá rua meu povo. Não vamos deixar que a Gláucia continue mandando no nosso pebinha. Nós votamos foi no seu Valmir não foi nela não.
    ZÉ DA D20

    ResponderExcluir
  6. o grito não será as margens do ipiranga, mas será as margens da pa 275 e vamos a luta pela independência do peba!

    ResponderExcluir