Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

CRIME AMBIENTAL E DESCASO

Crime ambiental na Rua F
Em Parauapebas os cuidados com o meio ambiente deve ser uma preocupação constante das autoridades, visto que estamos propensos a grandes prejuízos e impactos negativos gerados pelo crescimento acelerado da população. Ademais, a nossa cidade tem muitas áreas consideradas como APP's (Áreas de Proteção Permanentes) como igarapés, morros, brejos, etc. Em 2005 o Governo Darci criou a SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) com o objetivo de construir políticas públicas de controle e defesa das nossas riquezas ambientais e garantir uma cidade saudável para as gerações futuras. 
Na atual gestão toda a política ambiental que foi construida ao longo dos 08 anos foi completamente abandonada criando uma realidade preocupante para o presente e possibilidade de catástrofe para o futuro bem próximo. Apesar da SEMMA contar com uma equipe de técnicos competentes e bem treinados, a gestão tem ignorado a importância dessa secretaria deixando nossa cidade a mercê dos infratores gananciosos que, com o pretexto do progresso vai destruindo nosso patrimônio natural e gerando o caos.
É imprescindível que a Secretaria de Meio Ambiente seja administrada por um técnico com competência, coragem e acima de tudo que não tenha pretensões políticas. Se um secretário de Meio Ambiente fizer o seu trabalho como deve ser feito, inevitavelmente vai desagradar muita gente, por isso não deve ter pretensões políticas e não deve ter medo. 
A prova de que o nosso Meio Ambiente está abandonado pelo Prefeito Valmir é o esvaziamento da SEMMA. Até hoje ele ainda não nomeou um secretário, deixando na pasta um interino para cumprir tabela. Nada contra o Zoênio, mas nota-se que ele não tem traquejo para a coisa e além disso não tem apoio. Fruto disso é uma cidade entregue aos infratores ambientais que ignoram a lei e provocam todo tipo de crime ambiental nas barbas do poder público. Por onde você anda nessa cidade você pode flagrar uma situação dessa. A confiança na impunidade e no descaso das autoridades é tamanha que cometem as infrações em pleno centro da cidade à luz do dia.
Veja esse exemplo de um aterramento de uma Área de Proteção Permanente na Rua F depois do Quartel.
Flagrante de crime ambiental

"Isso pode Arnaldo César Coelho?
Não Galvão Bueno. A regra é clara. Está na Lei Federal e na Lei Municipal. Só não vê quem é cego."
Está na hora da sociedade tomar uma providência, pois já estamos sentindo os impactos ambientais provocados por esse tipo de infração. A cada ano temos mais enchentes, desabrigados, ventania que derruba casas provocada pela alteração nos morros. O prejuízo infelizmente não ficas só com os infratores, mas com toda a sociedade. Será que temos que esperar uma grande tragédia para exigirmos providências?

10 comentários:

  1. Ao se pensar no mal maior, isso aí seria o de menos. Infelizmente a população de maneira geral não tem consciência do que de fato isso pode provocar. Mudar a mentallidade do povo não é fácil, mas penso que a coisa deve começar pela educação. Agora fica a pergunta: será que os educadores estão (são ou querem ser) ambientalmente educados? Ou, que tipo de apoio e incentivo eles têm para tal?
    Por hora vale a denúncia.

    ResponderExcluir
  2. Saudade daquele tempo em Luiz Vieira em que arrepiavamos e enquadravamos os infratores. Estamos sentindo a sua falta.

    ResponderExcluir
  3. Nossa cidade está abandonada não é só no meio ambiente não. Está tudo parado. Cadê as obras da mudança? A única obra que vemos é pintura de cal nos meios fios e a pintura dos tapumes das obras deixadas pelo Darci. Uma vergonha. Onde estão os vereadores que não fazem nada? Será que já estão todos comprados? E os vereadores do PT? Nunca imaginei ver 04 vereadores tão parados.

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma vergonha. Estão acabando com nossos morros, entupindo brejos e aterrando leitos de igarapés e o prefeito não faz nada. Depois ficam reclamando do leite derramado. Para onde vai a água que ficava nessa área que estão aterrando Para as casas dos moradores. Socorro!!! Estamos perdidos com esse DESgoverno

    ResponderExcluir
  5. Luiz Vieira, muito boa a sua matéria. Escreva também sobre o urbanismo pois por lá não existe mais fiscalização. O código de postura foi pro lixo e o Cláudio Akmeida não deixa o Augusto trabalhar para não atrapalhar sua pretensão política.

    ResponderExcluir
  6. Você não viu nada. De uma passadinha no morro dos ventos e veja o que a prefeitura esta fazendo

    ResponderExcluir
  7. Luiz Vieira naquela rua por trás do cesp não sei o nome, estão acabando com um acaizal. As caçambas da prefeitura estão jogando entulho e lixo. Sem contar com os loteamentos clandestinos na margem do rio Parauapebas. A cidade esta sem prefeito.

    ResponderExcluir
  8. E na beira do rio... Uma devastação total!
    Rasparam com Patrol e trator ate a beira do rio em um espaço enorme, nunca tinha visto devastação tamanha na beira do rio.
    E o meio ambiente? Nada faz? Será que já é combinado?
    Me falaram que é o Magleano que esta fazendo essa devastação.
    Será que é verdade? Pq o rapaz ate queria ser prefeito. Se fosse já pensou?
    Ou então é em comum acordo com esse Valmir.
    Valmir isso é crime federal, isso se vc não sabe(igual ao lula) não sabe de nada.

    ResponderExcluir
  9. BLOG DE BOSTA!!! BLOGUEIRO DE BOSTA!!!.......................UNDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe anônimo (nem tanto anônimo assim) por não ter publicado todo o seu comentário, pois tem muitas crianças que acessam esse Blog e não ficaria bem. De qualquer forma vou deixar guardado na caixa de spam caso eu venha precisar mais tarde. Obrigado por acessar esse Blog e volte sempre. Saúde e um brinde por sermos AMANTES da vida.

      Excluir