Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

JOAQUIM BARBOSA: UM MAGISTRADO A SERVIÇO DA DITADURA

Joaquim Barbosa-o midiático
Ontem quando assistia ao telejornal vi a lamentável cena do Ministro Presidente do STF Joaquim Barbosa dando mais um ataque de piti. Não foi o primeiro e, infelizmente não será o último. Lamentável assistir essas cenas vindas do líder da mais alta corte. Mais lamentável ainda por se tratar de quem é Joaquim Barbosa.

Deveríamos ter motivos para admirar nosso Presidente do Supremo. Em um país como o Brasil com uma triste mancha na sua história causada por séculos de escravidão e onde os negros sofrem um preconceito racial e social, cada vez que um tem uma conquista importante vibramos bastante. 

Joaquim seria esse exemplo de pessoa humilde que conseguiu com seus próprios méritos galgar as mais altas posições. E olhe que nem precisou usar o sistema de quotas! Um negro, pobre, enfrentou todos os obstáculos para conseguir se formar. Advogado com uma carreira brilhante conseguiu chegar a mais alta Corte de Justiça do país, e, como se não bastasse virou Presidente. Esse fato seria motivo de orgulho e inspiração para todos os brasileiros. Seria, caso o nobre Joaquim não tivesse um comportamento tão baixo diante da corte.

Joaquim se comporta como uma criança mimada daquelas criadas sem limites, que não aceita ser contrariada. Sabe aqueles meninos que dá piti no supermercado quando a mãe não lhe compra um pirulito? Assim é o Joaquim. O Presidente tem verdadeira adoração por câmeras e é capaz de fazer de tudo para atrair os holofotes. Não é a toa que é chamado pela própria imprensa de midiático. De personalidade arrogante e prepotente, Joaquim se acha o dono da razão e nunca aceita ser contrariado. Vez por outra usa palavras sórdidas para humilhar e ridicularizar seus pares sem nenhum pudor ou constrangimento.

Quando falo que Joaquim está a serviço da ditadura não é exagero. A história já nos mostrou esse tipo de comportamento (nunca tão grave assim) em outras ocasiões onde o Supremo ignorava a própria constituição para favorecer a determinados setores da elite e contribuiu para instalação ou manutenção de ditaduras. O último exemplo foi no mais recente período da ditadura militar -1964 a 1985- onde o STF agia como lacaios dos Generais.

Joaquim já se tornou figura odiada e desprezada dentro do Supremo. Para alguns setores da sociedade é visto como um salvador da pátria e há até quem fale em torná-lo presidente da República. Deus nos livre de um presidente aloprado, arrogante e autoritário como esse. Para aqueles desavisados que sentem saudade da ditadura militar (mesmo sem nenhum conhecimento do que seja uma ditadura, pois confundem com ordem) o Joaquim Barbosa seria um prato cheio.

2 comentários:

  1. Você não tem medo de ser processado pelo Joaquim não? Cuidado, o homem é presidente do Supremo.
    Verdade seja dita. Também não gosto do Barbosa.

    ResponderExcluir
  2. E pensar que tem gente que gosta desse negão!

    ResponderExcluir