Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de maio de 2014

A corrupção nossa de cada dia


O que é corrupção?


Muitos acham que corrupção é só o ato dos políticos quando roubam milhões dos cofres públicos. Infelizmente não é. É todo um conjunto de desvio de condutas, de pequenos atos ilícitos e até costumes considerados culturais praticados pelos brasileiros. Se você prestar atenção verá que quase todos praticam algum tipo de corrupção. Veja alguns exemplos:

  • Dar propina ao guarda para evitar uma multa
  • Aceitar um troco a mais no caixa do supermercado
  • Dar um "agrado" ao fiscal para adiantar seu processo
  • Pedir algum favor pessoal ao vereador
  • Pedir um "jeitinho" para resolver seu problema sem precisar apresentar a documentação exigida
  • Levar um bebê da vizinha para a fila do banco
  • Colar na prova
  • Etc.
Infelizmente se tornou comum ouvirmos aquela frase tão estúpida: "ninguém precisa ficar sabendo". Já ouvi muito essa frase medonha e sempre respondo: "Deus saberá". Como é que queremos combater a corrupção se no dia a dia praticamos e até alimentamos? Ontem recebi uma mensagem de um eleitor cobrando um emprego. Segundo ele, o fato de ter votado na candidata que indiquei lhe daria o direito a um cargo público. Disse que estava desempregado e exigia seu emprego. Argumentei que esse não era o papel de vereador e quando pedi voto para os meus candidatos sempre deixei isso claro; expliquei que essa é uma prática perniciosa. Enquanto cidadão podemos ajudar outro a conquistar um trabalho, mas essa não deveria ser tarefa de vereador, a não ser que ele se corrompa. Um vereador deve trabalhar para criar políticas públicas para criar emprego e renda e não ser um gerente de bolsa de emprego. Mas será que a sociedade pensa assim? Esse cidadão ficou bravo que nem sequer me respondeu qual a sua profissão demonstrando assim que queria um emprego e não trabalho. E usou aquela velha chantagem: "na próxima eleição agente conversa". Esse com certeza buscará um corrupto para votar apenas pela promessa vã de um emprego (não trabalho). Assim cresce o ciclo vicioso da corrupção que corrói a alma do povo. Uma vez alguém definiu o eleitor de forma caricata e exagerada dizendo: "o eleitor é um corrupto que vive a procura de um político honesto". Exagero não acha?

Aqui em Parauapebas parece que todo mundo resolveu seguir o exemplo da prefeitura e da câmara. A corrupção se generalizou e atingiu instituições consideradas até então, acima de qualquer suspeita. Outro dia fui a um órgão (não vou citar o nome para poupar os bons que ainda existem ali) buscar informação sobre um processo de vistoria de segurança. Para minha surpresa me informaram que agora as vistorias seriam analisadas pelos profissionais de Belém pois aqui o serviço fora suspenso por problemas de corrupção. Ou seja: profissionais considerados sérios estariam exigindo propina para liberar vistorias. É a treva.

Já estou cansado de ouvir que todo político é corrupto, que tem mais é que roubar mesmo, que só quem é otário não rouba quando chega ao poder. Muitos cidadãos toleram, aceitam e até incentivam a corrupção, desde que ele seja de alguma forma beneficiado. Assim, cada um vai arrumando seu pistolão e procurando comer um pouquinho desse "banquete de fezes".

Convido cada um a fazer uma reflexão. Qual o seu papel diante da corrupção? O que você tem feito para contribuir com a redução desse "câncer" que corrói a sociedade? Você votou consciente nas últimas eleições? Sabe qual o papel do vereador? Tem o hábito de analisar a vida pregressa dos políticos ou vota por impulso? Vota em promessas? Tem acompanhado as ações do seu vereador? Tem cobrado benefícios coletivos para seu bairro ou exigido favores pessoais?

4 comentários:

  1. Luis, ficou muito bom o seu texto. Você é uma das poucas pessoas que passou pelo poder e tem moral para falar sobre isso. Só falta você ter coragem e denunciar a corrupção dos vereadores do PT que estão atolados até o pescoço e recebem mensalão do presidente.

    ResponderExcluir
  2. Luís vc viu o absurdo do projeto de lei do Major da Macta em efetivar os professores do Municipio sem concurso público, para se beneficiar eleitoralmente, uma afronta a CF de 1988? Um absurdo cadê o MP?

    ResponderExcluir
  3. É o famoso jeitinho brasileiro. Todo mundo vive cometendo pequenos ilícitos. Mas o pior deles é votar em vereador ladrão pensando em se dar bem. Todos os vereadores que foram reeleitos já deveriam ter sido banidos da política há muito tempo. Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho sempre ensinado essas coisa aki na igreja, preparando o povo para não cometer esse pequenos atos corruptos, e fico com vergonha dos políticos cristãos que cometem essas aberrações!

    ResponderExcluir