Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de março de 2017

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Homenagem do Blogger a todas as mulheres


Nesse dia Internacional da Mulher quero prestar minhas singelas homenagens a essas guerreiras que fazem toda a diferença em nossa vida. Você mulher, que luta incansavelmente para derrubar barreiras, preconceitos e estereótipos, receba nosso reconhecimento. Saiba que sua luta não é em vão e muito tem contribuído para tornar nossa sociedade mais humana.

Esse ser tão forte e belo, tão sublime e inquietante que tornou-se essencial em nossa vida. Pobre do homem que não aprende a valorizar, respeitar e admirar as mulheres; pobre dos que ainda pensam que o papel da mulher é secundário, ou que ela é apenas coadjuvante no palco da vida; pobre dos que ainda comungam com o pensamento de que "atrás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher". Pois o seu papel é de atriz principal nessa grande peça que é a vida; seu lugar é ao nosso lado, à nossa frente ou em que posição quiser estar. Assim, continua bela, sem pedir licença, sem se intimidar e sem medo de viver. Apesar de todas as adversidades, das barreiras da ignorância, do machismo, segue em frente, conquistando espaços e destruindo tabus.

Igualdade de gênero


No Brasil, apesar de todos os avanços, ainda estamos longe de conquistar a posição civilizada da igualdade entre homens e mulheres. Muitos homens ainda acham que igualdade de gênero consiste em a mulher carregar o mesmo peso que ele, trocar a lâmpada, roçar uma juquira ou outras bobagens do tipo. Não. Definitivamente não é isso, pois todos sabem que homens e mulheres são diferentes fisicamente.

Liberdade de gênero consiste em conquistar os mesmos direitos humanos, as mesmas posições sociais, e, acima de tudo, não discriminar a mulher por seu gênero. Consiste em entender e compreender que ela pode fazer o que quiser, de estar onde quiser e, desfrutar dos mesmos direitos dos homens.

Não podemos admitir uma sociedade onde uma mulher que trabalha na mesma função de um homem com a mesma qualificação, ganhe salário inferior. A mais recente pesquisa da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL) afirma que elas estão ganhando até 25,6% menos do que os homens. "Embora a diferença salarial entre homens e mulheres tenha diminuído 12,1 pontos percentuais entre 1990 e 2014, as mulheres recebem,  em média, apenas 83,9 unidades monetárias por cem unidades monetárias recebidas pelos homens, de acordo com a CEPAL. (Fonte: globo.com).

E sobre a violência, os números são mais estarrecedores. No Brasil, a população feminina ultrapassou 103 milhões de mulheres em 2014. Uma em cada cinco, considera já ter sofrido alguma vez “algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido” (Fundação Perseu Abramo, 2010).

Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), ainda assim, hoje, contabilizamos 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 5º lugar no ranking de países nesse tipo de crime. Segundo o Mapa da Violência 2015, dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados em 2013 no Brasil, 50,3% foram cometidos por familiares, sendo que em 33,2% destes casos, o crime foi praticado pelo parceiro ou ex. Essas quase 5 mil mortes representam 13 homicídios femininos diários em 2013.

Todo dia deve ser dia da mulher


Não adianta nada postar mensagens nas redes sociais homenageando as mulheres no dia 8 de março e no resto do ano ter atitudes machistas. Homens de verdade sabem valorizar e respeitar as mulheres sempre. Não fazem piadas machistas, não repetem comportamentos discriminatórios, e, acima de tudo, educam seus filhos para terem comportamento civilizado. Homens que gostam de mulheres de verdade, amam, respeitam, cuidam e não permitem nenhum tipo de preconceito.

Feliz dia da mulher sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário