Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de março de 2017

COLUNA DO LEITOR - AS MULAS... (PARTE II)

 Por que na política algumas pessoas são chamadas de mulas? 


*Por José O. Zelão V. Reis


MULA NÃO FALA
MULA NÃO PENSA
MULA NÃO RECLAMA
MULA ATENDE AOS COMANDOS DO SEU DONO.
COMO TODO E QUALQUER ANIMAL IRRACIONAL, QUADRÚPEDE OU BÍPEDE, DOMÉSTICO OU SELVAGEM, MULA AGE POR INSTINTO.


         Numa sociedade formada por grande número de analfabetos, semi-analfabetos, analfabetos funcionais e políticos (não seria exagero afirmar que isto foi e continua sendo milimetricamente pensado, planejado e militarmente assegurado há séculos) é comum ver e ouvir pessoas humildes e às vezes até com certo grau de escolaridade imitar outras que elas julgam superiores, importantes ou mais inteligentes. São verdadeiros papagaios (repetem o que os outros falam ao invés de expressarem o próprio raciocínio) e macacos (imitam gestos humanos). 

Recentemente, a televisão ao tratar do seu tema preferido no jornalismo que mais se parece com um tribunal nos tempos da inquisição (do tipo que condenava o réu só pela prerrogativa da convicção de sua culpa), apresentou um delator que disse ter sido “o bobo da corte” – ao se referir ao governo do PT; e outro que disse ter “servido de mula” para um senhor de Eliseu Padilha, um dos principais articuladores do processo de impeachment que culminou com o golpe parlamentar que afastou do poder a Presidenta eleita Dilma Roussef. Este senhor que foi servido por uma “mula”, hoje é um dos principais colaboradores do governo ilegítimo. O fato é que no primeiro caso não houve “bobo da corte” e no segundo não houve atitude de “mula”. Os dois agiram conscientes do seu papel e principalmente de que estavam cometendo atos ilícitos. Mula aqui se refere quando as pessoas, principalmente jovens, geralmente ignorantes do que se trata ou alienados por opção, se encarregam de disseminar idéias da classe dominante, notícias falsas que de tanto serem repetidas parecem verdadeiras. Os políticos, os empresários e a mídia mal intencionados postam a notícia – no caso da internet – ou divulgam/publicam em outros meios de comunicação (rádio, jornal, televisão) e estas pessoas se encarregam de espalhá-las; nas redes sociais isto virou febre, visto que o acesso a este meio está praticamente universalizado.

Outro dia um desses mal intencionados postou a seguinte pérola: “as três virtudes do homem são ‘a preguiça, a arrogância e a mentira’”. Han!? VIRTUDES? Para ilustrar esta maravilha, o cidadão pegou aleatoriamente e fora de contexto várias imagens de Lula, desde o tempo de Lula metalúrgico até Lula pós-presidente. Na primeira imagem (não dá para especificar o público e o contexto da fala, mas quem conhece a sua trajetória e pela imagem do vídeo percebe claramente que ele ainda era um operário) Lula diz que tem preguiça de ler - primeira virtude do Lula: preguiça. Na segunda imagem, ao fazer um discurso exaltado, provavelmente rechaçando um algoz, Lula diz: “ele pensa que é Deus”? – segunda virtude do Lula: arrogância. Na terceira imagem, provavelmente em campanha eleitoral, Lula elogia um membro de partido aliado, que hoje está envolvido em corrupção – terceira virtude do Lula: mentira.

Percebam por este exemplo que a pessoa dona do post é tão má intencionada que primeiro ela diz “virtudes do homem”; e para ilustrar a sua sandice, toma Lula (em contextos diferentes e minuciosamente montados) como exemplo deste homem. Outra sandice que a mula não percebeu, ou percebeu e ignorou por se tratar de Lula, é que preguiça, arrogância e mentira nunca foram e nunca serão virtudes, ao contrário, podem ser consideradas como os piores defeitos do ser humano.

Daí, um jovem que conheço, um reles funcionário de uma empresa que suga até a última gota do seu sangue em troca de um salário de miséria e de uma camisa (ainda serve de garoto-propaganda), sentindo-se inteligente e orgulhoso por ser funcionário de uma grande empresa, compartilha esta postagem e ainda faz comentários criticando o Lula por suas... “virtudes”. Pobre mula! Na tentativa de alertá-lo, digo que ele está sendo usado para espalhar falsas notícias, que durante os seus dois mandatos Lula foi considerado por grandes chefes de importantes nações como o melhor Presidente do Brasil e que o seu legado continua digno de respeito. O jovem me respondeu pronta e literalmente: “podiam dizer que foi também o maior e o melhor ladrão”. Entenderam para que servem as mulas e como elas são utilizadas com grande facilidade e a custo zero?

Só penso que nós devemos ter muito cuidado para não nos apanharmos jogando pérolas aos porcos. Porque afinal...
MULA NÃO FALA
MULA NÃO PENSA
MULA NÃO RECLAMA
MULA ATENDE AOS COMANDOS DO SEU DONO.
COMO TODO E QUALQUER ANIMAL IRRACIONAL, QUADRÚPEDE OU BÍPEDE, DOMÉSTICO OU SELVAGEM, MULA AGE POR INSTINTO.

*Pedagogo e Educador Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário