Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de março de 2017

CRÍTICA LITERÁRIA - UM VIGILANTE ESCRITOR

Ou seria o escritor vigilante?


Ultimamente, ando sempre batendo nessa tecla: a leitura melhora o ser humano consideravelmente e melhora-o em todos os sentidos. Através da leitura vamos quebrando as barreiras da ignorância e abrindo a visão para novos horizontes.

Através de uma amiga do Face descobri um vigia lotado na rede municipal que seria escritor. Fui atrás, e com a ajuda de um amigo professor - professor Avone - consegui localizá-lo. Trata-se do escritor Francisco Rodrigues do Nascimento, que atualmente está lotado como vigilante na escola Benedito Monteiro. Outro dia, marquei uma conversa inicial com o Francisco, que me recebeu na escola Carlos Henrique. Ele me presenteou com um exemplar do seu livro de poesias "Relicário" - Ar Editora.

Inicialmente fiquei impressionado com a determinação do Francisco e com a disposição que tinha para trabalhar e produzir literatura. Com muita humildade, ele foi discorrendo sobre sua arte com maestria e paixão e, vi nele a sabedoria que não encontrei em muitos profissionais diplomados nesses meus trinta anos de magistério.

Após ler seu livro, resolvi marcar uma entrevista nessa segunda (06/03) na escola Benedito Monteiro no seu horário de trabalho. Entre os cuidados com o atendimento ao público que chegava ao portão e com os alunos, foi solícito e me esclareceu alguns fatos sobre sua vida, seus projetos e sua literatura. 

Quem é Francisco Rodrigues?


Francisco Rodrigues do Nascimento é natural do interior do município de Esperantinópolis - MA, onde nasceu em 1º de maio de 1966. De família humilde, ficou órfão de pai ainda criança e começou a frequentar a escola primária somente aos 12 anos de idade.

No Maranhão, ganhou alguns prêmios literários com sua literatura poética em diversos concursos. Como todo imigrante, em 2004 veio à Parauapebas em busca de uma vida melhor e novas oportunidades. Diz já se considerar filho de Parauapebas onde já conquistou importantes  amizades.

Como escritor, Francisco Rodrigues prioriza a poesia, contos e, principalmente a literatura infanto-juvenil. Já não é mais um escritor de primeira viagem como o blogger. Publicou "Relicário" em 2014, "A coruja vaidosa" em 2015 e está aguardando a publicação de "A minhoca poetisa" que já está na fase final na editora.

Francisco iniciou o curso de Pedagogia, mas descobriu que não seria bem isso o que queria. Atualmente cursa licenciatura em Letras na UNINTER e, com muita dificuldade, tenta equilibrar a dura rotina do seu trabalho como vigilante com a de estudante. Segundo ele, isso tem atrapalhado um pouco, mas não desiste. Ainda encontra tempo para sua maior paixão que é ler e escrever e trabalhar com crianças. Faz um trabalho voluntário em algumas escolas com projeto de leitura e incentivo a produção de texto. Produz textos intensivamente, e fora as obras publicadas, já possui vários trabalhos aguardando uma oportunidade para publicá-los.

Li o livro de poesias "Relicário" numa sentada e, apesar de não ser muito fã do gênero, achei espetacular, digno de destaque. O "Relicário" é uma caixa especial com um grande tesouro, que vai desde poesia romântica, poesia ecológica, até a poesia com críticas às desigualdades sociais. 

Recomendo e incentivo a obra desse escritor.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo, Luiz Vieira, fico grato pelas sábias palavras dirigidas a mim e a meu trabalho. Meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Este sim, merece o adjetivo de herói. A ele, força e determinação. Parabéns.

    ResponderExcluir