Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de julho de 2017

COLUNA DO LEITOR - INOCENTES OU IMBECIS?

AVANÇAR NA FAIXA DE PEDESTRE, NÃO DAR SETA E MUITO MAIS.


Por Alípio Mário Ribeiro*

(VINTE MINUTOS ANDANDO PELA CIDADE, MAIS DE 10 INFRAÇÕES REGISTRADAS!)

As atitudes irracionais tomadas por pessoas no dia-a-dia podem ser interpretadas como atitudes inocentes, por falta de conhecimento e treinamento, ou como imbecilidade? É possível agir irracionalmente com razão?
Vi várias reclamações nas redes sociais sobre motoristas que dirigem seus veículos na pista esquerda (em ruas de pista dupla na mesma direção), devagar, atrapalhando aqueles que querem ir mais rápido e dentro do limite de velocidade. Será que eles não sabem que têm de deixar a pista esquerda livre para ultrapassagem? São inocentes (compraram a carteira de motorista e desconhecem as leis de trânsito) ou são imbecis? Pior são os motociclistas! Como são atrevidos e infratores! Por isto são os que mais sofrem com os acidentes que eles mesmos provocam!
O brasileiro é passivo? Não gosta de reclamar? Como mudar isto?
Creio que uma fiscalização rígida e rotineira mudaria muita coisa. Os agentes de trânsito, por exemplo, poderiam rodar pelas ruas multando aqueles que estacionam nas esquinas, nas vagas preferenciais, nas calçadas, que trafegam na contramão! Basta uma ronda nos horários de pico de bares e restaurantes para ver o tanto de infratores. Eles debocham do estado. Sei que existem câmeras pela cidade. A lei permite que se multem os infratores baseado nas imagens desta câmeras. Será que estão multando? É frequente ver motoristas trafegando pela PA 275 no centro da Cidade Nova, que, simplesmente, param seus veículos, esperando para virar à esquerda ou à direita, infringindo a lei e cruzando a faixa dupla. Basta ficar 05 minutos nas esquinas das ruas 10, 11 e 16 com a PA. As placas juntos aos semáforos são claras! Proibido virara ä esquerda/direita. Mas eles não dão a mínima! E depois do viaduto então? E as paradas de ônibus e vans? Estão tomadas por veículos dos infratores que desafiam a lei!
Além dos veículos com seus motoristas imbecis, existem também os pedestres imbecis! Se um veículo trafega em marcha à ré, é obrigação do pedestre ficar atento e não atravessar pela traseira do veículo. Estou cansado de sair da garagem, de ré, e pedestres baterem no carro gritando e me ofendendo. Para que isto? Pior é que o pedestre tem certeza que é de ferro. Não usa a calçada quando ela está livre! Anda pelas ruas desafiando os veículos! É um imbecil ou um super-homem?
E a imbecilidade humana não para por aí! Quantas vezes tentei desviar de objetos, garrafas de água vazias, latas de cerveja, pedaços de frutas e vários outros objetos atirados por passageiros de dentro de ônibus, vans e outros veículos? Outro dia um motorista filho de uma boa mãe atirou uma guimba de cigarro que caiu dentro do meu carro. Eu sempre ando com os vidros do carro fechados. Mas um passageiro abriu o vidro traseiro justamente no momento que o imbecil atirou a guimba! Foi um Deus nos acuda! Serviu de lição para meu amigo passageiro, mas ninguém deu uma lição no imbecil do motorista!
Eu já cometi atos imbecis! Depois de estacionar, abri a porta do carro sem olhar antes para trás e checar se vinha algum veículo. Um ciclista me acertou em cheio. Machuquei a perna e tive que aguentar, calado, os xingamentos do sujeito! E se fosse uma moto, um carro? Nem vou contar sobre aqueles que dirigem olhando o celular! É tão comum! Quantas vezes acompanhei e filmei motociclistas guiando suas motos e mexendo no celular! São kamikazes? Querem morrer?
Quem ainda não presenciou crianças pilotando motos por aí? E adultos carregando crianças, bebês nas motos? Será que os imbecis não percebem que podem cegar os pequeninos? Se a poeira e os grãos de areia machucam os olhos até de quem caminha pelas ruas, imagina os olhos dos anjinhos inocentes na parte frontal das motos? Este tipo de infração tem que ser combatido com rigor!
Há que se tomar uma atitude. O "sem noção”" da rede globo já publica imagens e videos de imbecis no trânsito. Então. Fotografem tudo! Enviem para o órgão de trânsito responsável. Aliás, aqui em Parauapebas, o DMTT deveria criar um número numa rede social para receber as denúncias através de imagens e videos!
Uma coisa eu sei que faço: furo pneus e risco carros que estacionam em frente à minha garagem! Se é para ser um imbecil, que arque com as consequências da imbecilidade! Incluo-me!
E você? Quantos imbecis já encontrou hoje?

*Advogado e professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário