Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2018

RESSACA REDENTORA

Ontem, (10/05) uma multidão lotou a praça de eventos para comemorar o 30º aniversário de Parauapebas. Embalado pelo forró romântico de Solange (ex-aviões), o público dançou e cantou as canções que fazem esquecer os problemas do dia-a-dia.

Passado o momento de festa, é hora de curar a ressaca e voltar a vida normal. Afinal, Parauapebas, no auge dos seus 30 anos, continua jovem e precisa descobrir que rumo tomar para amadurecer com um futuro mais promissor.  Como habitantes dessa terra que adotamos e fomos adotados, precisamos quebrar velhos paradigmas e romper velhos conceitos. Sair da retórica e construir uma nova prática seria um bom começo. Então vamos arregaçar as mangas e construir nossa história. Uma história independente, transparente e feita a múltiplas mãos. Independente do tempo que você mora em Parauapebas, da sua condição social, da sua ideologia política... Parauapebas precisa de você.

Se o povo resolver tomar as rédeas de sua história, não ficará refém das decisões políticas. Ao contrário: os políticos terão que se adaptar a nova realidade e acompanhar as decisões do povo. Essa é a verdadeira revolução que Lênin sonhava. Então, que tal sair da letargia e ajudar a construir a Parauapebas dos nossos sonhos? Para isso, temos que deixar de ser cidadãos de papel e transformar-nos em cidadão de direitos.

Há muito que se fala em novas matrizes econômicas para substituir a economia extrativista e a dependência do minério. Vamos provocar esse debate?

Passado a euforia de festa, vamos sacudir a poeira e começar a construir o nosso futuro, mas um futuro forjado por nós, sem as amarras do poder, sem laços e sem armadilhas. Essa jovem senhora de 30 anos que tanto nos deu, espera uma pequena contribuição nossa.

2 comentários:

  1. Parabenizo o retorno em grandes estilo..Falta blogs independentes que fazem a critica construtiva e que clama por ações de base..E preciso sair da zona de conforto...criticar construindo junto...o maior presente de uma terra são os seres...que vivamos com as diferenças trabalhando em prol da convergência tendo com principio um município melhor.

    ResponderExcluir
  2. Luis, quanto e que você esta ganhando para ser o consultor do Darci? Vejo que você está escrevendo numa linha totalmente favorável e dando dicas à ele.

    ResponderExcluir